Bradley Cooper, ótimo como Chris Kyle, conquista
sua terceira indicação seguida ao Oscar
Mais do que um filme de guerra, Sniper Americano é, acima de tudo, um faroeste. É Clint Eastwood voltando às origens com outra roupagem, que ele também domina como ninguém, basta lembrar os fantásticos Cartas de Iwo Jima e A Conquista da Honra (2006). Não o incluo o longa entre melhores trabalhos do diretor, mas também não achei o horror que tanta gente apregoa por ai. Sniper Americano começa de forma magnífica, com cenas de forte impacto, como o menino sendo alvejado com uma bomba nas mãos. Mas ganha uma barriguinha no meio da projeção, com sequências que se repetem à exaustão. Na reta final, o filme volta a ficar interessante em cenas memoráveis, mais uma vez envolvendo crianças na guerra e também o duelo entre o atirador americano Chris Kyle (Bradley Cooper) e o sírio Mutafa (Sammy Sheik), eletrizante como nos melhores bang-bangs.
Como nos westerns clássicos, o protagonista é um tipo nada simpático, bruto, que fez da violência a mola mestra da sua vida. Talvez se Chris Kyle não tivesse existido de verdade e não fosse o atirador mais letal da história militar dos Estados Unidos (com mais de 100 mortes nas costas), talvez o filme nem sofresse tanta rejeição. Mas é realmente difícil lidar com um personagem que carrega tantos dilemas éticos. O roteiro credita o resultado da personalidade limitada de Chris à criação equivocada e violenta que ele teve do pai, Jeff Kyle (Keir O’Donnell). Faz bastante sentido! Bradley Cooper está ótimo como Chris, numa atuação que vai da extrema introspecção à frieza absoluta, passando por momentos rápidos de doçura, dor e arrependimento. Um papel dificílimo que o ator domou com inteligência. E Sienna Miller tem o melhor desempenho de sua carreira como Taya Rena Kyle, esposa de Chris.
Sniper Americano recebeu seis indicações ao Oscar, Melhor Filme, Ator (Bradley Cooper), Roteiro Adaptado, Montagem, Edição de Som, e Mixagem de Som. Todas merecidas!
Sim, é claro que é um dos melhores filmes de guerra. No Sniper Americano um dos melhores filmes HBO , que apresenta duas histórias paraleala guerra e amor, é um aspecto que me torna uma das fitas mais atraentes deste gênero. Eu recomendo-lo, vá desfrutar de valer a pena.
CurtirCurtir