Sem categoria

Curti (MUITO)!: Capítulo final e toda a trajetória de Verdades Secretas!

CURTI!

Cenas que jamais esqueceremos
Desde a exibição do último capítulo de Avenida Brasil, em outubro de 2012, que não se via uma comoção tão grande em torno do final de uma novela. Com a ponte Rio/Niterói engarrafada, o desespero dos passageiros por perderem a definição dos caminhos de Carolina (Drica Moraes), Alex (Rodrigo Lombardi) e Angel (Camila Queiroz), em Verdades Secretas, era enorme. E o surgimento de um celular com televisão foi como um bálsamo, com todo mundo se aglomerando para não perder nada. Essa cena se reproduziu em todo o país e, nas redes sociais, cada nova cena se reproduzia pela rede e se transformava em memes, como o divertidíssimo “Serve”, dito por Fanny (Marieta Severo), direto para a câmera, após ver Léo (Raphael Sander) completamente nu e o aceitando como substituto de Anthony (Reynaldo Gianecchini) como seu michê oficial. Divina durante toda a novela, Marieta Severo não decepcionou em seus momentos finais. O desespero de Fanny ao ser abandonada por Anthony e a troca de olhares misteriosos com Angel foram soberbos.
Como já havia vazado na imprensa, Carolina realmente deu tiro na cabeça, numa cena arrebatadora, após flagrar o marido com sua filha na cama. Drica Moraes, como sempre, estava extraordinária, deve levar os prêmios de melhor atriz do ano, mas quem surpreendeu positivamente foi Camila Queiroz. A jovem me decepcionou na sequência do flagrante, no capítulo da quinta 24, pela falta de emoção genuína. Mas todas os sentimentos explodiram quando a menina vê o corpo ensangüentado da mãe no chão. Triste! Destroçador!
A partir daí, Walcyr Carrasco foi fechamento cada núcleo de sua trama com chave de ouro. Hilda (Ana Lúcia Torre) em seus últimos suspiros assumindo seu amor por Oswaldo (Genézio de Barros); Bruno (João Vitor Silva) lutando para se recuperar das drogas; Larissa (Grazi Massfera) já encaminhada nesse processo e sofrendo ao reencontrar Roy (Flávio Tolezani) ainda destroçado na crackolândia; Anthony, Giovanna (Agatha Moreira) e Maurice (Fernando Eiras) assumindo um triângulo amoroso tomado pelo interesse econômico; Pia (Guilhermina Guinle) conseguindo se livrar da dependência econômica do ex-marido para ser feliz com Igor (Adriano Toloza); Visky (Rainer Cadete) se conformando com a companhia de Lourdeca (Dida Camero); Rogério (Tarcísio Filho) e Viviane (Laryssa Dias) vampirizando Angel, após a morte de Carolina; e Stephanie (Yasmin Brunet) e Mayra (Rhaisa Batista) se assumindo num beijaço, que deve ter feito a “família brasileira” sofrer um curto circuito.
Atores em estado de graça e finais sem pudores
A forma como Walcyr transformou Arlete/Angel num anjo caído foi magistral. Tomada pela culpa, arrependimento e dor, mas ainda com o instinto selvagem de sobrevivência, a moça não tinha outra atitude a fazer a não ser lavar a honra de sua família com sangue. Especificamente o sangue de Alex, em outras tomadas de tirar o fôlego. Verdades Secretas terminou com o casamento de Angel com Gui (Gabriel Leone), com a moça desfilando uma falsa alegria, mas completamente vazia por dentro. O único senão desse capítulo histórico é o fato de ele ter finalizado com uma (bonita até) tomada aérea do helicóptero, com Angel e Gui partindo para a lua de mel, mas sem qualquer representatividade para o enredo. Teria sido muito mais bacana que a novela tivesse fechado suas cortinas com um desfile de moda megabafônico, com um reencontro de Angel e Giovanna nas passarelas internacionais.
  Verdades Secretas entra para a história pela contundência com que abordou assuntos pesados como consumo de drogas, prostituição, traição, preconceito contra gordos e pobres, submissão econômica, aborto, famílias desestruturadas, solidão… Cabra macho, Walcyr teve peito para desenvolver cada tema sem pudor e parabéns à Rede Globo permitir que o autor pudesse se jogar no abismo da criatividade sem censuras, até conseguir alcançar a genialidade. Mas nada teria sido igual sem Mauro Mendonça Filho no comando da equipe de direção. Ousado, com um senso estético fantástico e um incrível diretor de atores, Mauro brindou com público com capítulos inesquecíveis. No elenco seria injusto destacar um ou outro ator, já que (quase) todos brilharam intensamente. Talvez apenas Pedro Gabriel Tonini (Edgar) tenha sido um exemplo gritante do quanto uma má atuação pode prejudicar uma cena. Se não fosse por ele, o assassinato de Lyris (Jéssica Cores) teria sido infinitamente mais impactante. Mas é de Grazi Massafera o título de destaque maior entre tantos craques. Atriz correta em outros trabalhos, subestimada por muitos e até ridicularizada por outros (muito em função de ter sido uma ex-BBB), Grazi sambou na cara da sociedade com uma atuação tão magistral que jamais esqueceremos. Aplausos! Mais aplausos!
Mauro Mendonça transformou algumas cenas em obras de arte
P.S.: enquanto os boatos de que Verdades Secretas poderia ter uma continuação, dando prosseguimento à saga de Angel, não se confirmam ou se desmentem oficialmente, você pode matar as saudades da novela com os webdocumentários que o Gshow preparou sobre a produção. Ontem (sexta 25) começou a ser postado uma série de episódios (são 10, publicados uma vez por semana), mostrando bastidores, entrevistas exclusivas com o elenco, depoimentos de new faces e modelos de peso, assim como relatos até de quem já fez book rosa. No primeiro, Walcyr Carrasco e o diretor de núcleo Mauro Mendonça Filho falam sobre a escolha dos personagens, enquanto os diretores André Felipe Binder e Natália Grimberg contam mais detalhes da história. Camila Queiroz também fala um pouco sobre o teste para o seu primeiro papel nas telinhas. Pra conferir é só acessar o link: http://gshow.globo.com/Bastidores/noticia/2015/09/verdades-secretas-ganha-webdoc-exclusivo-na-internet.html

Anúncios

27 comentários em “Curti (MUITO)!: Capítulo final e toda a trajetória de Verdades Secretas!”

  1. Não. Acho wue a Grazi ssmbou na csra: ela cpntinua s mesma: sem talento: a fiferença foi a caracterização. que foi perfeito : nunca li nada a respeito dela que. soasse preconceito: incriveçmente em todad as midias independente das pessimas atuações. dela : só. se via elogios: por. parte fo público. houve dim muitas crítica s: mas issp não. importa: o. Que imppporta é. Que. os donios da globp morrem de amores por ela: e eles blindam ela de. forma nunca vista antes:Quem realmente merece destaque são. A Camila. que mostrou a que veio logo de cara e Aghata :com um papel pequeno deu show de beleza: carisma e muito talento:

    Curtir

  2. Minha humilde opinião SOBRE O FINAL DE VERDADES SECRETAS É QUE FOI GENIAL EM TODOS OS ASPECTOS. FIQUEI MARAVILHADA COM A INTERPRETAÇÃO DO ATOR FERNANDO EIRAS QUE APARECEU QUASE NO FINAL DA NOVELA MAS DEIXOU SUA MARCA REGISTRADA DO QUANTO SABE REPRESENTAR, FOI UM PRESENTE ENORME PARA MUITOS QUE APRECIAM SEU TRABALHO.NOTA 1.000 PARA O AUTOR

    Curtir

  3. Mari , me desculpe, mas vc está totalmente por fora de tudo. A Grazi sempre foi muito descriminada sim. Miguel Falabella( depois se desculpou), Luana Piovani , entre tantos outros falaram da atuação dela.E não estamos comparando uma atriz com outra, Camila Queiroz é ótima, mas é outra história, outro tempo . outro personagem, outra pessoa. A verdade que vc não quer ver é o que todo o Brasil viu; Grazi Massafera ARREBENTOU!!! Ela merece ganhar vários prêmios p sua atuação brilhante.

    Curtir

  4. Oi Jorge!Amei o final de Verdades Secretas assim como toda a novela. Pra quem dizia que o Walcyr só sabia fazer novelinha agua com açucar, ta ai! To anciosa pra Candinho apesar de estar amando Além do Tempo. Quanto as atuações , todas magistrais da estreante Camila Queiróz até a deusa Eva Wilma todos não estiveram menos que perfeitos, inclusive a Guilhermina Guinle que eu sempre achei sem expressão.

    Curtir

  5. Elenco magistral, direção e fotografia idem. Mas senti acredito que o folhetim glamourizou a exploração sexual infantil e a mulher sempre subjugada, tirando o que já mencionei (elenco, direção e fotografia) o q se via era uma romantização da exploração infantil e do quanto o país aplaude o machismo mascarado desse folhetim.

    Curtir

  6. Elenco magistral, direção e fotografia idem. Mas senti acredito que o folhetim glamourizou a exploração sexual infantil e a mulher sempre subjugada, tirando o que já mencionei (elenco, direção e fotografia) o q se via era uma romantização da exploração infantil e do quanto o país aplaude o machismo mascarado desse folhetim.

    Curtir

  7. muita ABOMINACAO ficar com o estuprador de virgem drogadinho quem a decepcionou e a jogou para o mundo do book rosa…..Quem não percebe que o Guilherme deu droga para Angel e praticamente a estuprou? O vídeo mostra claramente que Agroboy deu um bebida com droga a ela depois que o boyzinho descobriu que ela era virgem. De manhã a dispensou e ficou com a namorada. Portanto,também. Não PRESTA! Foi estupro sim o que Guilherme cometeu. É relevante perante a lei mesmo Angel com 16 anos (na época). Pois, um pessoa drogada e alcoolizada se torna vulnerável e incapaz. Guilherme traz o mau caratismo de berço, essa é a real q. poucos percebem. Ele não fica a dever nada p/ o Alex- na verdade é pior. Se fosse bom moço, n faria o q. fez antes e no capitulo com a mãe de Angel. É um carinha q. n soma nada, só destrói…o Gui que foi um dos culpados pelo suicídio de Carolina juntamente com a Giovana não ficaram nem com peso na consciência pelo que fizeram, depois Gui vai atras de Angel e a pede em casamentoO problema do Alex,acho eu,é o ciume que ele sente da Angel,e,porque ele não pode amá-la com liberdade.Tudo escondido,sufoca.Não vejo o casamento de Angel com o Gui como sua busca pela felicidade, e sim uma fuga do pai explorador, sua única família restante.

    Curtir

  8. Verdades secretas Um monte de incoerências,Juridicamente, o maior erro foi a morte do Alex, assassinado pela Angel. Ela o matou, jogou seu corpo no mar, limpou tudo e ficou por isso mesmo. Pergunta: o corpo dele nunca mais apareceu? E se apareceu, como explicaram as marcas dos tiros que ele levou? A não ser que ele tenha sido inteiramente devorado pelos predadores do mar, caso contrário, ele apareceria boiando em alguma praia. A polícia nunca desconfiou dela, já que estavam sozinhos os dois? Muitos coisas ficaram pendentes, mas esse furo em relação à morte do Alex foi demais1- Cadê as reações de Pia e principalmente de Giovanna, a responsável por ter criado a situação, em relação ao suicídio de Carolina? Poderia também ter tido a reação das duas sobre a morte de Alex, embora nesse caso fosse menos necessário.2- Quais as reações de Bruno, Pia e Alex sobre a viagem de Giovanna?3- Larissa reencontrou a mãe? 4- Fanny sequer foi presa? Continua o book rosa? Isso de ela ficar com o Léo foi estranhíssimo. A relação de Lurdeca e Visky continua se limitando a álcool e em segredo? O que mudou?

    Curtir

  9. * Por Sempre Acho um Porém da Silva Por Mala de Plantão Guilherme com cara de planta no casamento foi de morte. Quem, em sã consciência, casaria feliz com uma assassina? Sim, porque se existe uma pessoa além da Fanny, Giovanna e Anthony em Verdades Secretas que sabe que Angel fez o serviço sujo, esse alguém era o agroboy. Sabia do caso da namorada, foi pra ele que ela disse que ainda tinha algo mal resolvido pra por fim e, claro, era pra ele que ela teria que se explicar sobre o passeio em alto mar com o padrasto morto. Não colou. Nota: casou e é bem capaz de levar uma rasteira da “demonha” logo ali na esquina. A cara dela dentro do helicóptero foi triste. Mas, sim, uso um ditado como defesa para o desfecho: o amor, assim como a Justiça, é cego, lembram? sangue É força de sangue, como diriam na minha terraPensem na morte de um grande empresário. Rico, conhecido, badalado… Respondam vocês, meninas, que trabalham em um meio de comunicação: passaria desapercebido? Sem investigação, como se fosse a coisa mais simples do mundo cair no mar depois de bater a cabeça? Não, né? Bastariam algumas gotas de luminol para a polícia descobrir que ele no mínimo teria que ter sido degolado pra deixar tanto sangue espalhado no iate. Ninguém desconfiou. Os filhos não se manifestaram. Assim, nem na ficção.Nota: daí eu pergunto, senhor Silva, um homem daqueles existe aqui fora onde a gente nasce, cresce, se reproduz e morre? Não, aquele homem era todo “fricção”. Que descanse em paz. Fanny: Serve? * Por Pé no Saco E a Lyris morreu pra quê, se não foi para que Fanny fosse denunciada pelo book rosa? Que o tal Edgar era um zero à esquerda do logo da novela, certo. Agora, foi lá, tentou acertar Alex, quase matou um homem, foi preso e saiu a passear, esquecido no mapa. Depois, pra não desperdiçarem o cachê do moço, eis que com uma facada mata a modelinho mais fraquinha da trama, ele assina atestado de louco e Fanny segue feliz da vida, escrevendo mais uma página em seu book azul. Pastelão.Nota: sim, concordo! Um belo pastel de carne – de gato, no caso – que sobrou para a Fanny, não? Mas com essa versão eu tenho que concordar. Seria muito mais coerente darem sentido para o assassinato, né? Muito sangue pra pouca história. Hilda: Vai ver até é outra arma… * Por Mala sem Alça Para não falarem que eu me arrasto por ai, fui atrás de um especialista policial em coberturas de mortes e assassinatos e a resposta foi curta e grossa: não, não existe a possibilidade de a arma com a qual Carolina se suicidou estar nas mãos da Hilda dias depois do acontecido. Furo (de bala) na história.Nota: olha, não gosto de falar de quem já morreu. Dona Hilda, nessa altura do campeonato, deve estar lá no céu acompanhando a repercussão do caso e puta da cara, já que pediu para a Letinha “colocar a arma dentro do caixão” quando a vó morresse e a neta entendeu “colocar uma bala dentro do bonitão” (sim, maldito corretor que anda instalado dentro do cérebro desta juventude computadorizada!). A mesma arma do crime da mãe que não foi apreendida pela polícia. Só em novela mesmo. Hilda ficou com a arma por motivos de ter se provado suicídio.Mais um furo. A canga que a Angel seguro, solta aos ventos, fazendo charme pro RajGrey, quando muda a cena, ela senta na lancha e cadê a canga??? E o vento levou??…. heheh Outro… Ela secou o deck do barco com um pano e em seguida colocou fogo no pano molhado… Pode isso produção?! kkkkkkkkkkkkkk panos encharcados pegam fogo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s