Gabriela (Camila Morgado) andava meio sem brilho na trama de Malhação: Viva a Diferença. Mas, pelo visto, a professora mais dedicada do país, volta à ação no Colégio Sapiência, tomando conta não somete da educação, como da vida pessoal dos alunos também. O sortudo da vez é Álvaro (Eike Duarte). Além do interesse por literatura, o namorado de Verena (Joana Borges), nunca se abriu muito com mais ninguém. Ninguém sabe ao certo de onde ele vem nem conhecem seus pais.
Sempre misterioso, Álvaro começa a apresentar uma mudança no comportamento, mas poucos percebem. Num momento está feliz, no outro já não; se mostra apaixonado por Verena e de repente quer terminar o namoro. Atenta ao que acontece na escola e, principalmente, com seus alunos, é a professora Gabriela quem nota seu isolamento e sua forma instável de agir. Álvaro resolve doar à ONG todo o dinheiro que tem guardado, dá sua prancha de surf a um colega e conta a todos que vai se mudar e sairá da escola.
Enquanto seus pais, Tânia (Laila Garin) e Régis (Guilherme Weber), não percebem que há algo de errado com o filho, que passa horas trancado no quarto, Gabriela nota que Álvaro deixa pistas sobre seus problemas em marcações nos livros que lê. E é justamente por meio destes livros que a professora pretende desvendar o mistério de seu aluno.